Agendar visita
Rematrícula
Para alunos Maristas

Infraestrutura

O Colégio Marista de Cascavel possui espaços inteiramente dedicados à aprendizagem dos seus alunos.

Conheça-os:

• Pátios com praça de convivência, lazer e cantinas.
  • Estrutura para atividades complementares com dois ginásios esportivos, danças, artes marciais e laboratório de Robótica.
  • Laboratórios tecnológicos e científicos com avançados recursos de pesquisa.
  • Salas climatizadas para o Ensino Médio, equipadas com multimídia.
  • Espaço Gourmet para Educação Infantil.
  • Jardim gramado.
  • Restaurante interno disponível para toda a família.

Biblioteca

A nova biblioteca do Colégio Marista de Cascavel, inaugurada em fevereiro de 2019. O espaço dá início a uma cooperação mais estreita com o setor pedagógico, convidando alunos, professores, famílias e colaboradores para ocupar o novo espaço do colégio. A estrutura tem 238 mª, com capacidade para 85 alunos acomodados nos espaços de leitura e estudo e multimídia.

A biblioteca explora diferentes linguagens em ambientes multifuncionais para atender a demanda dos alunos com acervos digitais e, principalmente, aberta ao protagonismo e colaboração dos estudantes.

De acordo com Caroline Serqueira, gerente de Tecnologia da Rede Marista de Colégios, o objetivo do espaço é aperfeiçoar o acompanhamento e o desenvolvimento do estudante moderno, que não aprende mais somente com os livros, mas de muitas outras formas. “A biblioteca há muito deixou de ser aquele espaço de silêncio extremo. Atualmente o conhecimento deve ser partilhado, discutido, colaborativo e a biblioteca tem que propiciar essas experiências”, detalha.

A arquiteta Luelyn S. Oliveira da Diretoria de Infraestrutura, responsável pelo projeto, explica que o novo conceito prevê a inovação, retirando o protagonismo físico dos documentos e acervos, mantendo seu valor e conteúdo, mas criando um ambiente multiuso, possibilitando que várias atividades aconteçam no local. “A intenção é abrir o espaço, torná-lo atrativo para o usuário e que possa ser utilizado conforme a necessidade dos alunos e professores” explica Luelyn.

Tecnologia e colaboração Mais que livros, informação. A nova concepção de biblioteca oferece espaços próprios para uso de notebooks, tablets e leitores de livros digitais. O mobiliário foi pensado de maneira a liberar os espaços centrais da biblioteca, mantendo áreas de convivência mais centralizadas e áreas de estudos localizadas nas laterais. Assim, é possível ter uma visão da biblioteca como um todo.

Foram contemplados mobiliários que possibilitam a interação do aluno, como prateleiras com nichos onde podem sentar, biombos móveis em que podem desenhar e delimitar espaços ou criar ambientes” explica a arquiteta.

Agora, a biblioteca ocupa o andar térreo do pavimento principal do colégio. O espaço conta com uma grande “pele de vidro” na fachada, a fim de tornar o espaço permeável, tanto para quem está utilizando a biblioteca, quanto para quem está do lado de fora.

A essência do modelo de biblioteca interativa é a circularidade da informação. Precisamos estabelecer um diálogo entre os repertórios culturais da biblioteca e das pessoas que se movem ao redor dela. É preciso criar um espaço de troca de conhecimento e experiências”.

O diretor do Colégio Marista de Cascavel. Edmilson Rodrigues Martins, define a nova biblioteca Marista: “é um espaço de integração, aprendizado, interatividade e convivência. Tudo isso localizado em um local muito bem pensado para os nossos alunos. Um investimento feito com muito carinho e dedicação do grupo Marista aos alunos do Colégio Marista Cascavel”.

O novo conceito também traz uma diferente concepção do papel do bibliotecário, que passa a ser um facilitador desse espaço. Com salas customizáveis para diferentes tipos de aula, conteúdos digitais e audiovisuais e espaços de aprendizagem multidisciplinar, a biblioteca deixa de ser um ambiente de silêncio para ser um espaço de colaboração. Com isso, o bibliotecário é inserido em uma função mais protagonista.

Horário de Atendimento:

Manhã: das 8h às 11h50

Tarde: 13h00 às 18h

Sobre a biblioteca

CENTRO DE RECURSOS DE APRENDIZAGEM (CRA)
O Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) é um espaço privilegiado de aprendizagem, oferece serviços e informações necessários ao processo ensino-aprendizagem ou pesquisas individuais.
Além disso, oferece diversos serviços ao público como orientação ao usuário, normatização de pesquisas, reserva e empréstimos de livros e acesso à internet.

Outra função do CRA é fomentar a leitura e incentivar no processo lúdico e criativo da aprendizagem, com isso, tem-se o projeto Hora do Conto e Empréstimos de turma, em que o apoio aluno x professor aguçam a sensibilidade pela leitura e principalmente, motivam e incentivam esse ato de encanto e imaginação.

Clique aqui para mais informações!

Conheça nossos horários de funcionamento

Manhã: das 7h30 às 12h10

Tarde: das 13h às 18h10

Empréstimos, multa, consulta e devolução

EMPRÉSTIMOS
O aluno deverá apresentar a carteirinha estudantil para o empréstimo de livros, no caso da Ed. Infantil, é necessária a presença do responsável.
Poderão levar até quatro livros, de cada vez, por um período de 7 dias.
O atraso na devolução de livros ou revistas implicará o pagamento de multa diária por obra.

Consultar Acervo

Itens relacionados