Professores participam de formação com o autor Vlademir Marim

Dentro da programação Camar 2019, o Colégio Marista de Cascavel promoveu uma formação com o autor Vlademir Marim, que juntamente com as autoras Katia Stocco Smole e Maria Inez Diniz criou a coleção “Faça Matemática!”. A obra foi lançada pela FTD, pertencente ao grupo Marista, e integra o material didático que será usado no ano letivo de 2019 pelo Ensino Fundamental Anos Iniciais e o Centro Educacional Marcelino Champagnat.

Segundo o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Juliano Mezzaroba, a formação com a presença do autor busca aproximar o professor e mudar a forma como o docente vê o material didático. “Na presença do autor, a proposta e a linguagem se tornam muito mais claras e podemos traduzir isso de uma forma mais assertiva para o aluno”.

-O senhor é formado em matemática e com mais de uma década de docência de Educação Básica em escolas de São Paulo. Quando surgiu a ideia de tonar-se um autor de livros didáticos?

Tudo começou quando fui convidado a lecionar no Colégio Marista Arquidiocesano, isso foi um desafio muito grande, era uma proposta diferente, em um colégio renomado e com quase 5 mil alunos na época. Entrei como professor de matemática até receber o convite para ser coordenador de área de Matemática da Educação Infantil ao 5º ano. Foi quando conheci as professoras Katia Stocco Smole e Maria Inez Diniz. Tínhamos muitos pensamentos em comum e nos perguntávamos como poderíamos contribuir com esse trabalho de Ensino da Matemática. Tanto a direção do Arquidiocesano quanto a editora FTD compraram nossa ideia e passamos a escrever o livro a seis mãos.

-Quais os diferenciais de ensino da coleção “Faça Matemática!”?

Cada instituição Marista tem uma forma de trabalhar e as particularidades de sua grade curricular, mas esse livro nasceu dentro de uma instituição Marista, integrado a essa rede e dentro da proposta de ensino. Hoje, temos validado nosso trabalho com a adoção desse material. Mesmo que a primeira versão do livro tenha sido formulada há 15 anos atrás e lançada há mais de uma década, nós passamos por reformulações e reestruturação de formatos, mas a concepção é a mesma. Acho que o que nos move é justamente trabalhar momentos como esse, de formação de professores.

-Qual a principal proposta pedagógica da coleção?

Tínhamos em mente produzir um livro que fosse conceitual, mas que ao mesmo tempo captasse o aluno para as práticas, trazendo o aluno para esse movimento de aprendizado. O livro movimenta o aluno com propostas, colocando ele como participante desse processo de aprendizagem. O professor deixa de ser um transmissor de conhecimento e sim um mediador junto ao aluno na construção do conhecimento. Isso acontece na resolução dos problemas, em atividades, jogos ou tecnologias que indicamos. Percebemos que isso motiva muito mais o aluno.