Orientação Profissional Marista e o resultado na prática

Ainda nos primeiros momentos do Ensino Médio, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o ex-aluno que define o Orgulho Marista: Marco Antonio Capelletto. Ele conta com oito aprovações em vestibulares:
-1º lugar em Agronomia na Unioeste

-1º lugar em Agronomia na  PUC
-1º lugar em Agronomia no Vestibular de Inverno da PUC

-3º lugar em Direito
-3º lugar em Psicologia na FAG

-Engenharia Civil
-Agronomia na USP
-Agronomia na UFPR

Marco contou como foi a sua trajetória acadêmica, destacando a importância da formação e preparação que recebeu no Colégio Marista por 12 anos. Ele destaca o acompanhamento vocacional do colégio: “Sempre percebi um trabalho integrado da equipe pedagógica. Nada foi imposto a mim, sempre respeitaram minhas opiniões e minhas vontades. Eles entendiam o que eu queria e me ajudaram a partir do foco que eu tinha para minha trajetória”.

Para a coordenadora do Ensino Médio, Luciana Faria, a orientação vocacional é parte importante do processo de formação pedagógica, assim, precisa estar alinhado a preparação pré-vestibular. “Ao longo do Ensino Médio, os alunos apresentam maior preocupação com o desenvolvimento acadêmico, assim como a necessidade de atuar como cidadão por meio de uma participação social mais ativa. Dá-se, portanto, início ao projeto de vida em busca do futuro de cada um, em que o estudo é visto como algo imprescindível para atingir os seus objetivos e viver em sociedade”.

Para muitos estudantes, a escolha profissional é uma decisão difícil, que tem que ser tomada em meio a pressões familiares e sociais, considerando ainda condições de insegurança, principalmente quanto ao curso e à instituição a serem escolhidos.

Nessa perspectiva, o projeto de orientação profissional Marista tem o objetivo de promover o autoconhecimento, constatar quais valores, interesses, motivações e potencialidades podem ser desenvolvidas na profissão escolhida, refletir sobre o momento da escolha profissional, aprofundar os conhecimentos sobre a sociedade, política, economia, mundo do trabalho, influências da família, além de pesquisar sobre as diversas áreas de atuação profissional.

A coordenadora explica: “Dessa forma, os alunos do Ensino Médio são preparados efetivamente para todos os vestibulares, além de participarem ativamente dos processos para vagas e bolsas em universidades internacionais, envolvendo muito estudo, foco e disciplina”.