Mostra de Ciências e Tecnologias

O Colégio Marista Cascavel realizou, nos dias 8 e 9 de novembro, a Mostra de Ciências e Tecnologia. O objetivo da Mostra é  apresentar projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio que trazem melhora na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

O evento apresentou projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos desde o segundo trimestre do ano. Um deles irá abordar o Câncer de Próstata, em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem. Nas aulas de Biologia, as alunas Ana Clara Schroeder, Guinevere Carvalho e Letícia Bueno, do 1° ano B,  estudaram sobre a anatomia do sistema reprodutor masculino e a relação com a doença. Além disso, conseguiram dados sobre esse tipo de câncer na região de Cascavel e, com isso, montaram gráficos para mostrar quais são os fatores de risco e a idade de maior prevalência, por exemplo.

Outros grupos desenvolveram projetos ligados à preservação do meio ambiente. Os alunos Pedro Rossetto, Rafael Cardoso, Rebeca Aranha e Rebecca Torres, do 1° ano B, criaram plástico biodegradável a partir da fibra de coco. Já as alunas Lais Gilnek, Anna Clara Marioto, Gabrielly Maletz, Valentina Carneiro e Carla Lermen, do 1° ano A, utilizaram o amido de batata como matéria prima.

Para chegar ao resultado, os estudantes pesquisaram possíveis métodos de desenvolvimento, fizeram a coleta do material e a preparação no laboratório. Aos poucos, testaram as proporções até alcançar a receita adequada. Os projetos são realizados na disciplina de Ciência Conectada, que reúne Biologia, Física e Química, e serão apresentados para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, além de familiares e convidados.

A importância de desenvolver projetos científicos

O desenvolvimento de projetos científicos desempenha um papel fundamental na promoção do pensamento crítico, da curiosidade e do aprendizado ativo. O professor de Biologia do Colégio Marista Cascavel, Luciano Mezzaroba, ressalta que essa prática não apenas ajuda os estudantes a aplicar conceitos teóricos em situações do mundo real, mas também os incentiva a explorar e compreender o método científico.

“Além disso, ao envolvê-los em pesquisas e experimentos, os alunos desenvolvem habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação, que são essenciais para seu desenvolvimento acadêmico. Ao despertar o interesse pela ciência e pela pesquisa desde cedo, projetos científicos podem inspirar futuros cientistas e contribuir para avanços significativos em diversas áreas do conhecimento”, afirma o professor.