Marista de Cascavel inaugura biblioteca inovadora

A nova biblioteca do Colégio Marista de Cascavel foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (18) e dá início a uma cooperação mais estreita com o setor pedagógico, convidando alunos, professores, famílias e colaboradores para ocupar o novo espaço do colégio. A estrutura tem 238 mª, com capacidade para 85 alunos acomodados nos espaços de leitura e estudo e multimídia.

Esqueça aquela concepção de um ambiente silencioso e focado nos livros. A biblioteca explora diferentes linguagens em ambientes multifuncionais para atender a demanda dos alunos com acervos digitais e, principalmente, aberta ao protagonismo e colaboração dos estudantes.

De acordo com Caroline Serqueira, gerente de Tecnologia da Rede Marista de Colégios, o objetivo do espaço é aperfeiçoar o acompanhamento e o desenvolvimento do estudante moderno, que não aprende mais somente com os livros, mas de muitas outras formas. “A biblioteca há muito deixou de ser aquele espaço de silêncio extremo. Atualmente o conhecimento deve ser partilhado, discutido, colaborativo e a biblioteca tem que propiciar essas experiências”, detalha.

A arquiteta Luelyn S. Oliveira da Diretoria de Infraestrutura, responsável pelo projeto, explica que o novo conceito prevê a inovação, retirando o protagonismo físico dos documentos e acervos, mantendo seu valor e conteúdo, mas criando um ambiente multiuso, possibilitando que várias atividades aconteçam no local. “A intenção é abrir o espaço, torná-lo atrativo para o usuário e que possa ser utilizado conforme a necessidade dos alunos e professores” explica Luelyn.

Tecnologia e colaboração
Mais que livros, informação. A nova concepção de biblioteca oferece espaços próprios para uso de notebooks, tablets e leitores de livros digitais. O mobiliário foi pensado de maneira a liberar os espaços centrais da biblioteca, mantendo áreas de convivência mais centralizadas e áreas de estudos localizadas nas laterais. Assim, é possível ter uma visão da biblioteca como um todo.

“Foram contemplados mobiliários que possibilitam a interação do aluno, como prateleiras com nichos onde podem sentar, biombos móveis em que podem desenhar e delimitar espaços ou criar ambientes” explica a arquiteta.

Agora, a biblioteca ocupa o andar térreo do pavimento principal do colégio. O espaço conta com uma grande “pele de vidro” na fachada, a fim de tornar o espaço permeável, tanto para quem está utilizando a biblioteca, quanto para quem está do lado de fora.

A essência do modelo de biblioteca interativa é a circularidade da informação. Precisamos estabelecer um diálogo entre os repertórios culturais da biblioteca e das pessoas que se movem ao redor dela. É preciso criar um espaço de troca de conhecimento e experiências”.

O diretor do Colégio Marista de Cascavel. Edmilson Rodrigues Martins, define a nova biblioteca Marista: “é um espaço de integração, aprendizado, interatividade e convivência. Tudo isso localizado em um local muito bem pensado para os nossos alunos. Um investimento feito com muito carinho e dedicação do grupo Marista aos alunos do Colégio Marista Cascavel”.

O novo conceito também traz uma diferente concepção do papel do bibliotecário, que passa a ser um facilitador desse espaço. Com salas customizáveis para diferentes tipos de aula, conteúdos digitais e audiovisuais e espaços de aprendizagem multidisciplinar, a biblioteca deixa de ser um ambiente de silêncio para ser um espaço de colaboração. Com isso, o bibliotecário é inserido em uma função mais protagonista.