Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Live PJM. 15 anos de protagonismo!

Dia 25 de Agosto, comemoramos os 15 anos da PJM (Pastoral Juvenil Marista) e, durante esse mês, teremos algumas ações para celebrar essa data. A primeira delas foi uma live, transmitida pelo Facebook do Colégio.

Contamos com a participação de dois ex-alunos maristas e participantes ativos da PJM, João Heim e Maria Fernanda Macanhão.

A conversa foi mediada por duas alunas Maristas do Terceirão e participantes da PJM, Eloysa Menegassi Correa e Geovanna Righetto. Foi uma conversa muito interessante e agradável sobre a caminhada que cada um realizou na PJM e como essa vivência de grupo influenciou suas escolhas e projetos de vida.

Agora, nossa próxima atividade será o Fórum on-line de Juventudes Maristas, que está sendo organizado pela Comissão Provincial de Juventudes. Vai acontecer nos dias 21 e 28 de agosto. Todos os alunos maristas estão convidados a participar, basta se inscrever neste link!

A aluna Eloysa  Menegassi Correa conta como foi a experiência de entrevistar os ex-alunos maristas e participantes da PJM:

 Como foi participar dessa atividade e conhecer esses egressos?  

– Atividades e partilhas como essa (live) me incentivam a continuar a minha caminhada. Ver que o propósito da PJM se faz vivo nos jovens, mesmo após saírem da escola. É lindo e me encoraja, principalmente nesse momento delicado que vivemos. Participar dessa atividade mostrou que podemos sim estar reunidos em torno da mesma mesa, mesmo à distância.

O que a PJM significa pra você? 

– É uma segunda família, um lugar fraterno, onde jovens de diferentes lugares, culturas e pensamentos se unem pelo mesmo propósito de construir a civilização do amor, derrubar muros e construir pontes. Foi na PJM que despertei o protagonismo que existe em mim.

A aluna Geovana Righetto também nos contou sua experiência na entrevista:

Como foi participar dessa atividade e conhecer esses egressos?  

Foi imensamente gratificante, pois é muito interessante ver como nós conseguimos nos relacionar como se já nos conhecêssemos a muito tempo, como compartilhamos de sentimentos únicos e parecidos de maneiras inimagináveis. Foi uma oportunidade que jamais vou esquecer e fico feliz por ter presenciado, já que consegui aprender muito sobre a essência da PJM, como um todo, e acho que todos deveriam ter esse conhecimento.

O que a PJM significa pra você? 

É uma família. Para mim a PJM surgiu como um lugar seguro, no qual eu me apoiei sempre que precisei e dei apoio aos que precisavam. A PJM é muito mais que uma criação do Colégio, é uma instituição de amor e espiritualidade, de vínculos e alegria, de reflexão e solidariedade. É a força da União que a une e foi com essa força que eu consegui crescer e desenvolver sentimentos bons que jamais teria imaginado ter um dia. Ela nos faz querer aproveitar a vida como protagonistas dela, nos faz olhar de verdade para cada ser humano, nos faz sentir.

E o nosso ex-aluno marista e participante da PJM João Heim, também nos falou um pouco dessa experiência:

Como foi participar dessa atividade?  

Foi uma experiência muito rica. Poder relembrar uma caminhada de vários anos de PJM, de Marista, foi algo que fiquei muito feliz em ter sido convidado a relembrar e poder compartilhar com os alunos e pessoas envolvidas do Marista de Cascavel, lugar que estive durante 11 anos da minha vida, estudando. Além disso, foi mais gratificante, ainda, ter a presença da Maria Fernanda, grande amiga com quem vivi boa parte desses anos na PJM. Agradeço pela oportunidade, aos pastoralistas de Cascavel e as mediadoras pela ótima condução da transmissão. Espero que quem acompanhou, principalmente os alunos, possam estar presentes na pastoral quando for possível e também à distância nos encontros virtuais.

Qual a melhor lembrança que guardam da PJM? 

É difícil escolher um momento em uma década e meia de PJM, para mim a maioria dos grandes momentos foram em eventos, na partilha de experiências e vivências, principalmente no meu evento favorito, a Missão Solidária Marista. Como realização pessoal, por anos sempre ouvindo falar sobre toda a história Marista, foi particularmente emocionante ter a chance de visitar L´Hermitage, a casa construída por Champagnat e os primeiros irmãos. Uma experiência mágica e que ficará marcada para sempre em minha vida.

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco