Dia de Compras com os 3ºs anos

Nos últimos dias os alunos tem desenvolvido em sala uma riqueza de conteúdos que possibilitam estabelecer  relações com o cotidiano vivido por elas, de maneira simples. As crianças conheceram mais sobre o campo e a cidade, as relações estabelecidas entre eles, produtos do campo, industrializados, relações de trabalho nestes espaços, rótulos de produtos, e, aprenderam a lidar com o sistema monetário: compra, venda, troco. Entre outros, nos diversos componentes.

Para celebrar o fechamento deste ciclo de aprendizagem, as crianças vivenciaram experiência prática em uma aula de campo realizada no Supermercado Boniatti Speciale, onde realizaram um tour pelo espaço conhecendo a organização, os produtos e suas origens, as relações de trabalho nesse tipo de comércio e claro, ao final, realizando suas escolhas e compras.

A proposta foi de que cada criança tivesse seu dinheiro e realizasse suas próprias compras, escolhendo e fazendo suas contas para o pagamento no caixa e receber seu troco, ou não, tal experiência trouxe diversos aprendizados, como a difícil escolha dentre tantos desejos, a espera na fila do caixa, lidar com a frustração ao precisar devolver um item que ultrapassava sua possibilidade de compra e claro a constatação de que tudo está realmente “muito caro”! Essa foi a frase mais ouvida durante as compras. Para a Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Aline Karvatte, “a oportunidade de vivências bem orientadas, é uma estratégia fundamental para consolidação da aprendizagem nessa fase escolar, sobretudo se acompanhadas de alegria e mão na massa!”, finaliza.

Vivenciar na prática toda aprendizagem, isso é Marista.