Alunos do Ensino Médio Realizam Extração do DNA de Células Vegetais

Para tornar as aprendizagens mais interessantes os alunos vivenciam frequentemente aulas práticas nos laboratórios, após a mediação dos conteúdos teóricos realizados pelo professor Luciano, os alunos das 1ª séries do Ensino Médio foram levados ao laboratório de química, onde desenvolveram uma atividade prática.

Na ocasião, os alunos realizaram uma sequência metodológica com o objetivo de ocasionar o rompimento das membranas celulares, desintegrando as mesmas e liberando as moléculas de DNA em um meio aquoso. Na última etapa, os alunos puderam observar a condensação das moléculas de DNA no formato de pequenas “nuvens esbranquiçadas”. O DNA é uma molécula orgânica composta por uma fita dupla de nucleotídeos. São moléculas responsáveis pelo armazenamento das características dos seres vivos e pelo controle das atividades celulares. Nas células eucariontes, é encontrado dentro do núcleo celular.

Acreditamos que essas vivencias são essenciais para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, por isso a cada nova visita experiência prática em qualquer outro espaçõ9 do colégio ou até mesmo fora traz momentos incríveis de grande aprendizado.

Viver ciência na prática, isso é Marista!