“Acolhida Marista”: Veteranos de olhos vendados, música e descontração

De olhos vendados os alunos veteranos recebiam os alunos novos, que tinham a missão de guia-los até a atividade no Auditório Champagnat. A “inversão dos papéis” faz parte da Acolhida Marista, atividade coordenada pela Pastoral do Colégio Marista De Cascavel.

Realizada todo início de ano, o projeto busca promover uma inserção fraterna aos novos alunos no ambiente escolar.

O coordenador da Pastoral, Eduardo Nikodem explica os olhos vendados dos veteranos são uma metáfora para o desconforto dos novos alunos: “Quando nos inserimos em um ambiente que ainda não conhecemos bem, tendemos a nos inibir e ficar um pouco isolados até nos ambientarmos com o espaço e as pessoas que nele estão” pontua.

Com o objetivo de promover a inserção o mais rápido possível e com o propósito de que os alunos novos se integrem com mais facilidade e de forma natural, os alunos que estudam no Marista há mais tempo tornam-se voluntários para serem os padrinhos e madrinhas dos recém-chegados.

“Os padrinhos e madrinhas ficam responsáveis por acolher e acompanha-los nos primeiros dias de aula, assim como, apresentar a estrutura e as pessoas que trabalham no colégio e, principalmente, integra-los nos grupos de amizade” explica o coordenador.

Logo na primeira semana de aula, o projeto iniciou com um momento de integração entre “padrinhos” e “afilhados”, promovido pela equipe de Pastoral no auditório. Eduardo pontua: “O resultado sempre é muito positivo pois vemos os alunos exercitarem na prática a Presença, o Espírito de Família e a Solidariedade, valores maristas que orientam e significam a Educação Marista. Que sejam todos muito bem-vindos ao Colégio Marista em 2019”.