Projetos Pedagógicos

Projetos de Investigação

Criam condições para que as crianças pensem por si mesmas, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como uma reinvenção e fonte de inovação contínuas. Além da investigação, as práticas do projeto contemplam outras dimensões do Currículo em Movimento, como criação, acolhida e relações solidárias, religiosidade e dimensão da consciência planetária.

Nome de Turma

O Nome de Turma é o fio condutor de experiências ricas e estimulantes nas quais a afetividade, a oportunidade e a exploração se integram diariamente. É nessa grande aventura que vamos tecendo a nossa história, possibilitamos que os pequenos sintam-se seguros, acolhidos e parte de um grupo. O objetivo é construir uma identidade para a turma, explorar o espaço escolar de maneira ampla e estimular o espírito explorador e investigativo.

Champagnat em Minha Casa

O “Dia de Champagnat” é celebrado de maneira especial no dia 6 de julho por toda a comunidade escolar. Na data, os alunos conhecem a vida do fundador do Instituto Marista, reconhecendo e desenvolvendo seus valores junto com os colegas e suas famílias.

Olimimar

A Olimimar é um projeto de interação direcionado à participação das crianças em diferentes modalidades de jogos e atividades esportivas. A iniciativa desenvolve atividades e competições em diferentes categorias de acordo com a faixa etária das crianças, propiciando um aprendizado que mobilize aspectos afetivos, sociais e éticos em sintonia com os valores e virtudes Maristas.

Olimimar

A Olimimar é um projeto de interação direcionado à participação das crianças em diferentes modalidades de jogos e atividades esportivas. A iniciativa desenvolve atividades e competições em diferentes categorias de acordo com a faixa etária das crianças, propiciando um aprendizado que mobilize aspectos afetivos, sociais e éticos em sintonia com os valores e virtudes Maristas.

Projeto de Série

Esse é um projeto realizado por série partindo das necessidades cotidianas da sala de aula e levando em consideração os temas
abordados pelas turmas durante o ano. Baseado em um processo de ensino-aprendizagem, que conta com o protagonismo efetivo dos alunos, o projeto possibilita a interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados nos diferentes componentes curriculares, o que gera resultados enriquecedores e surpreendentes.

Projetos Interdisciplinares

Os projetos interdisciplinares são desenvolvidos por meio de sequências didáticas que aprofundam os conteúdos dos componentes curriculares, possibilitando a produção e a compreensão do conhecimento científico a partir de múltiplas linguagens. Dentre inúmeros subprojetos abordados, é destaque:

Festival Champagnat de Ouro de Curta-Metragem:
Mostra a obra de arte como fruto do seu tempo, da cultura e do olhar individual dos seus criadores. Por meio de pesquisas e de aulas expositivas, os alunos conhecem a história da sétima arte e a evolução dos equipamentos, das linguagens e dos gêneros.

Olímpiadas do Conhecimento

As Olimpíadas do Conhecimento estimulam a participação dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio em atividades de enriquecimento curricular nas diversas áreas de estudo. Essas competições melhoram o rendimento escolar e preparam o aluno para avaliações e processos seletivos no futuro:

• Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA);
  • Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM);
  • Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr);
  • Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ);
  • Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB);
  • Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

Monitorias de Atendimento dos Alunos

Monitores de Matemática e Português acolhem e auxiliam, de forma individual, alunos que apresentam dificuldades nessas matérias. Nas outras disciplinas, os professores promovem espaços de diálogo para responder as dúvidas dos jovens.

Orientação Profissional e Fórum Marista de Profissões

A orientação profissional é um trabalho que leva o aluno a entrar em contato consigo mesmo para se conhecer melhor e constatar os valores, interesses, motivações e potencialidades que podem ser desenvolvidos na profissão escolhida.

Autoconhecimento, reflexão sobre o momento da escolha e a busca de informações sobre cursos e profissões são atitudes importantes na escolha da profissão que se fazem presentes nesse trabalho.

Revisão para os Vestibulares e o ENEM

Por meio da revisão de conteúdos trabalhados durante o ano e do aprimoramento das habilidades e competências dos alunos, o projeto busca prepará-los para bons desempenhos nos vestibulares e no Enem.

Núcleo Marista de Ciências

O Núcleo Marista de Ciências Cascavel (NMC2) é uma proposta significativa que amplia o conhecimento científico do educando. Sua intenção não é formar “minicientistas”, mas cidadãos conscientes de sua função social.

Itens relacionados